A Vertical Garden, especialista em projetos de paisagismo e sustentabilidade, desenvolveu um ousado e exclusivo plano de paisagismo para o Parada Madero, mais recente projeto do Grupo Madero, inaugurado neste mês de dezembro. O empreendimento, que consumiu nada menos do que R$ 40 milhões de investimento, é apenas o primeiro entre uma série de inaugurações previstas para 2021.
DOCUMENTÁRIO: A EXPERIÊNCIA DA SUSTENTABILIDADE COGNITIVA
O amplo complexo gastronômico está instalado no km 44 da Rodovia Castello Branco, no interior da paulista, bem próximo à cidade de Araçariguama. No local passam aproximadamente 215 mil veículos todos os dias. O projeto arquitetônico tem a assinatura de Kethlen Ribas Durski.
O espaço tem todos os atributos para se tornar referência no Brasil quando o assunto é parada obrigatória em postos nas estradas. A ideia é oferecer aos clientes experiências marcantes, sempre apoiada em cinco pilares principais: modernidade, inovação, sustentabilidade, lazer e qualidade.
“A Ecoparada Madero é o grande projeto da minha vida, de todo time e do Grupo Madero. Acredito que será um divisor de águas para as rodovias, não do Brasil, mas do mundo. O projeto é inovador, vamos mudar o conceito de uma simples parada no posto de gasolina para se alimentar. O empreendimento foi pensado nos mínimos detalhes para encantar o público e vai muito além de um complexo gastronômico. É um convite para embarcar numa experiência ímpar com todos os sabores do grupo, muito conforto para a família, lazer e entretenimento com modernidade e sustentabilidade”, comenta o empresário e chef do Grupo Madero, Junior Durski.
Paisagismo em destaque no Parada Madero
Um dos grandes atrativos do Parada Madero é seu projeto de paisagismo, que vai ao encontro dos valores de sustentabilidade defendidos há tempos pelo Grupo Madero. Inclusive, é por isso que o Grupo escolheu a Vertical Garden, referência no Brasil em projetos verdes e sustentáveis, como grande parceira neste projeto inovador.
“Para nós foi uma honra desenhar e materializar o paisagismo do Parada Madero, um projeto único, diferenciado no mercado e que vai impactar positivamente a vida de tantas pessoas e o meio-ambiente”, comenta Bruno Watanabe, sócio-diretor da Vertical Garden.
O nome Parada Madero traz a essência do paisagismo sustentável intrínseco ao Grupo Madero, que segue padrões internacionais de respeito e preservação ao meio-ambiente, responsabilidade social e governança corporativa.
Tomadas elétricas, placas fotovoltaicas e reuso de água
Por exemplo, o inédito empreendimento gastronômico conta com uma composteira. Detalhe: todo o lixo orgânico coletado no Parada Madero será utilizado posteriormente como adubo para os canteiros dos restaurantes do Grupo Madero.
Além disso, o projeto de paisagismo do Parada Madero contempla captação e utilização de água da chuva para reuso nos banheiros, e irrigação de mais de 4.000 mudas ornamentais e de 320 m² de telhado verde, desenvolvidos pela Vertical Garden.
Também merece destaque a solução sustentável de captação de energia solar, por meio de placas fotovoltaicas, para produzir energia limpa e alimentar o sistema de iluminação e controles, além do ponto de carregamento de carros elétricos presente no estacionamento do estabelecimento verde. Haverá ainda um bicicletário para os ciclistas e disponibilidade de aluguel de bikes para passeios junto à natureza.
Além da estética evidente, a Torre Ecoparada Madero tem funcionalidade. Isso porque trabalha na captação de água de chuva e energia solar. Com relação à água, o intuito é utilizá-la nos banheiros e, também, para irrigação de mudas ornamentais e telhado verde. Já no que diz respeito à energia solar, as placas fotovoltaicas alimentam todo o sistema de iluminação do espaço, além do ponto de carregamento de carros elétricos.