“A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível”. A frase do grande Leonardo da Vinci diz muito em poucas palavras. Arte é, antes de tudo, vida, cultura, alegria. A bem da verdade é que a vida fica muito melhor onde a arte se faz presente.
Isso porque a arte tem a extraordinária capacidade de humanizar espaços, levar um colorido e uma harmonia toda especial aos ambientes. E, claro, tais condições impactam de forma positiva na vida das pessoas, que vão muito além de meras sensações. Estudos científicos diversos apontam nessa direção.
Por exemplo, um relatório emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa, concluiu que o envolvimento com a arte pode ser super benéfico para a saúde física e mental das pessoas, do nascimento até o fim da vida. Abrangente, a pesquisa observou evidências em mais de 900 publicações em todo o mundo sobre o assunto.
Em linhas gerais, o relatório analisou os benefícios da arte para a saúde, por meio tanto da participação ativa quanto passiva, em cinco grandes categorias. As artes cênicas incluem música, dança, canto, teatro e cinema e as artes visuais abrangem artesanato, design, pintura e a fotografia. Possibilidades de fazer e respirar arte, portanto, não faltam.
A arte presente dentro e fora das empresas
Dito isso, agora consegue imaginar os benefícios que as obras de arte podem proporcionar às empresas? No fim, a arte exerce um papel importante na saúde e bem-estar dos profissionais, uma vez que estimula a memória, aumenta os níveis de atenção e colabora para o desenvolvimento de novos talentos e habilidades.
Qual empresa não deseja contar com profissionais assim em seus quadros?
De acordo com o artigo “O poder das artes criativas em saúde e cura”, publicado pela escola de medicina Albert Einstein, de Nova Iorque, nos Estados Unidos, o contato, os pensamentos ou atividades artísticas, permitem:
- Expressar pensamentos e emoções;
- Reduzir os níveis de estresse e ansiedade;
- Relaxar, ficar mais calmo e feliz;
- Conectar-se profundamente com si mesmo;
- Encontrar propósito e significado nas experiências cotidianas;
- Enfrentar a tristeza e a perda;
- Criar novas conexões com outras pessoas.
Aliás, empresas comprometidas com as pessoas e os valores sustentáveis, tão importantes nos dias de hoje, estão buscando certificações, como Well e Fitwell, onde as obras de arte podem ser fundamentais, já que contam pontos importantes para a obtenção do selo. Não por acaso. Isso acontece porque adotar esse reconhecimento significa resultados benéficos para as pessoas que fazem parte de sua realidade, assim como para a questão econômica.
Um ambiente saudável, cercado de arte, contribui de forma significativa para o bem-estar, conforto, aumento de produtividade e diminuição das faltas. E mais: também melhora a satisfação das pessoas e provoca até a felicidade delas. Ou seja, são vantagens que se aplicam à saúde física e psicológica.
Outro ponto importante é que as certificações geram valor do ponto de vista comercial, com recuperação dos investimentos, resultado da diminuição de despesas em longo prazo tanto em relação às pessoas como no que diz respeito à vida útil do próprio edifício. Sem dúvida nenhuma, vale muito a pena olhar para as certificações Well e Fitwell.
Arte e beleza caminham lado a lado
Na última década, a Vertical Garden, empresa do Grupo VG que se dedica a projetos de paisagismo de performance, tem instaurado um grande número de propostas que unem arte e beleza, sobretudo nos espaços corporativos, onde são bastante requisitados.
O resultado disso é a implementação de projetos únicos, originais, verdadeiras obras de arte que prezam pela beleza e o bem-estar das pessoas, como são os jardins verticais naturais, por exemplo.
“A Vertical Garden especializou-se em desenvolver projetos sob medida para empresas que estão buscando, ao mesmo tempo, bem-estar para colaboradores e clientes, e resultados práticos do ponto de vista da sustentabilidade que geram retorno do investimento. Por exemplo, nós acreditamos que as obras de arte, como jardins verticais aliados aos painéis feitos com nosso parceiro Eduardo Kobra, retratam bem essa realidade”, explica Danilo Vilela, diretor de marketing do Grupo VG.
Porque arte, beleza e sustentabilidade devem seguir juntas. Sempre.