Kobra e Grupo VG assinam parceria de Sucesso

Mural a Linha da Vida – Ecoparada Madero

Uma união artística para humanizar espaços e valorizar a sustentabilidade. Se a parceria entre o artista Eduardo Kobra e o Grupo VG pudesse ser resumida em apenas uma frase, com certeza essa seria a tônica.

O primeiro encontro entre o muralista mundialmente reconhecido e a VG, a maior estrutura de paisagismo do Brasil, aconteceu em um projeto realizado no MIS, Museu da Imagem e do Som, São Paulo (SP). A afinidade foi rápida, sobretudo em razão da conexão artística e olhar para as questões ambientais, presentes em ambos os lados.

Homem Vitruviano - Museu MISS
Homem Vitruviano – Museu MISS

“A ligação com o Grupo VG tem sido muito feliz. Porque sou um amante da natureza de forma geral, admiro trabalhos como o do artista Burle Marx, e essa conexão com a VG fez sentido com os muitos objetivos que eu tinha como artista também. Por exemplo, de criar projetos relacionados à proteção do meio ambiente e à sustentabilidade. Estou muito feliz em conhecer essa equipe com pessoas íntegras, idôneas, isso faz toda a diferença”, afirma o muralista Eduardo Kobra.

E foi assim que surgiram outros projetos juntos, como Grafite Garden, e o Ecoparada Madero, mais recentemente. “Quando notamos a possibilidade de ter uma obra de arte dentro do contexto de biofilia e sustentabilidade, obviamente a primeira pessoa que pensamos foi no Kobra”, relembra Bruno Watanabe, CEO do Grupo VG.

Grafite Garden
Grafite Garden

Afinal de contas, a arte tem a capacidade de humanizar espaços, levar um colorido e uma harmonia toda especial aos mais variados ambientes. E, claro, tais condições impactam de forma positiva na vida das pessoas, que vão muito além de meras sensações. Não à toa, contam pontos para certificações, como a Fitwell.

“O Grupo VG especializou-se em desenvolver projetos sob medida para empresas que estão buscando, ao mesmo tempo, bem-estar para colaboradores e clientes, e resultados práticos do ponto de vista da sustentabilidade que geram retorno do investimento. Por exemplo, nós acreditamos que as obras de arte, como jardins verticais aliados aos painéis feitos com nosso parceiro Eduardo Kobra, retratam bem essa realidade”, explica Danilo Vilela, diretor de marketing do Grupo VG.

Projeto ousado e bem-sucedido para o Grupo Madero

“Já conseguimos êxito em alguns projetos, como a parceria no Eco parada Madero, numa posição em que o mural acaba integrando de forma espontânea e natural o jardim todo, o paisagismo criado pela Vertical”, diz Kobra.

O muralista, responsável pela obra “A Linha da Vida”, de 600 m², acrescenta: “Foi tão difícil 2020 que não paro de pensar sobre o tempo que perdemos. Não no ano, por conta da pandemia — refiro-me ao tempo que já vínhamos perdendo antes, por não darmos o devido valor à família, aos amigos, aos nossos próximos. A passagem nesta vida é breve, e quis passar esta mensagem. Vamos perdoar mais, abraçar mais (depois de todos estarmos vacinados) e, principalmente, respeitar mais”, resume o muralista Kobra.

Um dos grandes atrativos do Parada Madero é seu projeto de paisagismo, que vai ao encontro dos valores de sustentabilidade defendidos pelo Grupo Madero. Inclusive, é por isso que o Grupo escolheu a One Nbs, uma empresa do Grupo VG, referência no Brasil em projetos verdes e sustentáveis, como grande parceira neste projeto inovador.

Por exemplo, o inédito empreendimento gastronômico conta com uma composteira. Detalhe: todo o lixo orgânico coletado no Parada Madero será utilizado posteriormente como adubo para os canteiros dos restaurantes do Grupo Madero.

Ecoparada Madero by One NbS
Ecoparada Madero I Grupo VG

Além disso, o projeto de paisagismo do Parada Madero contempla captação e utilização de água da chuva para reuso nos banheiros, e irrigação de mais de 4.000 mudas ornamentais e de 320 m² de telhado verde, desenvolvidos pela One. Também merece destaque a solução sustentável de captação de energia solar, por meio de placas fotovoltaicas, para produzir energia limpa.

Conexão com resultados positivos e muito a concretizar

Além do Ecoparada Madero, outras iniciativas têm surgido e fortalecido ainda mais essa parceria. Em fevereiro, por exemplo, Kobra, Grupo VG e UniãoBR se uniram para uma campanha de solidariedade contra Covid-19. A ação rendeu a arrecadação de verba para a construção de duas usinas de oxigênio que foram doadas para o estado do Amazonas.

https://youtube.com/watch?v=NHeWs4Mkrd8%3Fautoplay%3D0%26mute%3D0%26controls%3D1%26start%3D2%26origin%3Dhttps%253A%252F%252Fwww.verticalgarden.com.br%26playsinline%3D1%26showinfo%3D0%26rel%3D0%26iv_load_policy%3D3%26modestbranding%3D1%26enablejsapi%3D1%26widgetid%3D1

“Fizemos também a ação do cilindro de oxigênio e pudemos alcançar muitas vidas que serão transformadas. Levamos muita esperança com as duas usinas de oxigênio a partir dos parceiros que a VG acabou me apresentando. Foi uma união muito especial, e agora tem muito mais coisas por vir. Em breve, vamos criar murais de arte por São Paulo, pelo Brasil e quem sabe pelo mundo, trazendo mais verde e arte para as cidades. É uma junção muito importante”, elogia Kobra, especialista em murais.

Bruno Watanabe reforça essa parceria e valoriza os trabalhos realizados e, também, o que está por vir. “O Kobra é o artista da sustentabilidade. Hoje temos uma relação estreita, ele é o nosso parceiro exclusivo para murais. Há uma sinergia muito grande entre os dois trabalhos, o reconhecemos como o maior muralista do Brasil e queremos que cada vez mais essa parceria cresça”, destaca Watanabe.

“Todo o trabalho que fazemos juntos está dentro da sustentabilidade, por exemplo, mudanças climáticas, extinção de animais, questões raciais, saneamento básico, controle das emissões de carbono. Inclusive, demos início ao Grafite Garden, que une a arte do muralista do Kobra com o paisagismo da Vertical Garden”, finaliza o responsável pela VG.

Gostou? Compartilhe nas suas redes.