Os telhados verdes melhoram o desempenho e a aparência dos edifícios, ajudam o meio ambiente e economizam seu dinheiro. É um dos sistemas de cobertura mais utilizados em projetos sustentáveis. O telhado verde está sempre presente quando se fala em ideias que apontam para a modernidade e a eficiência energética. Como resultado dessa visão de privilegiar o verde e o meio ambiente, o telhado verde tem sido aplicado de forma combinada com o jardim vertical e outras práticas sustentáveis. Além disso, desponta como ótima solução para agregar valor ao conceito de arquitetura, bem como da premissa de conforto ambiental.
O Telhado Verde é uma alternativa sustentável e de baixo custo perante os telhados e lajes tradicionais. Apresenta diversos benefícios como o gerenciamento de grandes volumes de cargas de águas pluviais, melhor conforto térmico da edificação, diversos serviços ambientais e até mesmo novas áreas de lazer na ocupação do espaço.
O telhado verde proporciona também um ambiente mais fresco e agradável protegendo o edifício de temperaturas extremas, especialmente no verão, podendo reduzir em média 6°C. Em áreas urbanas os benefícios são ainda maiores, pois o teto verde promove o equilíbrio ambiental, trazendo a vegetação e a diversidade de volta para o local.
O Telhado Verde tem a capacidade de manter a umidade relativa do ar constante no entorno do edifício, formando um micro ecossistema. Assim, contribui no combate ao efeito estufa, aumentando a retirada de carbono da atmosfera ao mesmo tempo que oferece maior conforto, beleza e bem-estar para os usuários da edificação.
Além de sua capacidade de gerenciamento das águas pluviais, as plantas e a terra do teto verde funcionam como um filtro natural da água, que pode ser armazenada ainda mais limpa, para depois ser usada na irrigação do paisagismo, jardins verticais, nas bacias sanitárias, no chuveiro e, e dependendo do tratamento até mesmo para cozinhar ou beber.
– Diminui a poluição e melhora a qualidade do ar das cidades. A vegetação absorve as substâncias tóxicas e a libera oxigênio na atmosfera.
– Ajuda a combater o efeito de Ilhas de Calor nas grandes cidades.
– Melhora o isolamento térmico da edificação. Protege contra as altas temperatura no verão e ajuda a manter a temperatura interna no inverno.
– Melhora o isolamento acústico da edificação. A vegetação absorve e isola ruídos.
– Maior retenção da água das chuvas. A vegetação auxilia na drenagem da água da chuva, reduzindo assim a necessidade de escoamento de água e de sistemas de esgoto e ainda filtra a poluição dessas águas.
– Diminui a possibilidade de enchentes. Como retém melhor a água da chuva, o excesso não vai para as ruas.
– Ajuda na diminuição da temperatura do micro e macro ambientes externo.
– Reduz o consumo de energia, e melhora a eficiência energética devido à redução da temperatura no ambiente interno, diminuindo a necessidade de refrigeração.
– Aumento da biodiversidade, atraindo pássaros, borboletas entre outros.
Para a certificação LEED dentro da arquitetura sustentável o telhado verde traz uma série de pontuações, tais como:
– Lotes Sustentáveis: Proteger ou Restaurar Habitat
– Lotes Sustentáveis: Maximizar Espaços Abertos
– Lotes Sustentáveis: Gerenciamento de Água da Chuva
– Lotes Sustentáveis: Minimizar as Ilhas de Calor
– Energia e Atmosfera: Performance Mínima de Energia
– Energia e Atmosfera: Otimizar a Performance Energética
– Recursos e Materiais: Conteúdo Reciclável
– Recursos e Materiais: Materiais Regionais
O telhado verde é uma alternativa sustentável e de baixo custo. Apresenta diversos benefícios como o gerenciamento de grandes volumes de cargas de águas pluviais, melhor conforto térmico da edificação, diversos serviços ambientais e até mesmo novas áreas de lazer na ocupação do espaço. O telhado verde proporciona também um ambiente mais fresco e agradável protegendo o edifício de temperaturas extremas, especialmente no verão, podendo reduzir em média 6°C. Em áreas urbanas os benefícios são ainda maiores, pois o teto verde promove o equilíbrio ambiental, trazendo a vegetação e a diversidade de volta para o local.
Sim. Muitos dos nossos projetos de telhado verde são executados em edifícios existentes. O local deve primeiro ser verificado por um engenheiro estrutural para determinar a capacidade de suporte de carga. Um cuidado adicional a se tomar é analisar e substituir a impermeabilização, se necessário, para um sistema mais compatível.
A maioria dos sistemas modulares funciona basicamente como vasos de plantio. Eles são colocados diretamente sobre a membrana de impermeabilização e podem causar vazamentos se mal colocados ou houver movimentações da área. A proteção da impermeabilização contra os raios UV e raízes também pode ser um problema. Há alguns sistemas de teto verde com lados abertos para deixar as raízes se espalharem. Estes são melhores do que os vasos modulares acima mencionados no entanto a drenagem não é tão boa quanto um sistema tradicional construído no local.
Em geral sistemas modulares são compostos de materiais plásticos e sintéticos (que em geral derivam do petróleo), prejudicando sua composição ecológica. Além disso muitos dos sistemas modulares, não suportam grande trafego sobre sua superfície.
Um sistema de telhado verde tradicional é construído construído em camadas que cobre uma área definida e é executado diretamente na laje. Este sistema oferece melhor proteção mecânica e drenagem, o que contribui significativamente para a patologia da construção e saúde da vegetação.
Um telhado orgânico construído com camadas de elementos naturais aumenta a capacidade de diminuição de temperatura da laje, chegando a até -18 °C. Em média reduz cerca de 6°C.
Todo Telhado, seja ecológico ou não, precisa de manutenção. O teto verde também requer algum tipo de manutenção preventiva. Recomenda-se que uma ou duas vezes por ano se verifique a saúde da vegetação e a presença de espécies indesejadas. Basicamente o cuidado é como um jardim em “terra-firme” com questões básicas de irrigação e aplicação da fertilização.
É recomendável reservar um ponto de água com boa pressão para irrigação automatizada de telhados maiores. A irrigação automatizada pode ser uma fértil irrigação a qual contém todos os fertilizantes necessários para manter a vegetação saudável e bonita duradouramente.