Os tipos de Infraestruturas verdes utilizadas em Nova Iorque

Em Nova York, Infraestrutura Verde descreve uma série de práticas que usam ou imitam sistemas naturais para gerenciar o escoamento de águas pluviais. A Infraestrutura Verde controla as águas pluviais usando-as como um recurso em vez de um desperdício. A água da tempestade é direcionada a sistemas projetados para infiltração antes de entrar no Sistema de Esgoto.

Jardins de Chuva

A palavra jardim de chuva é geralmente usada para descrever áreas plantadas na calçada que são projetadas para coletar e gerenciar águas pluviais. Os jardins de chuva são depressões vegetadas ou paisagísticas projetadas com uma camada de solo que promove a infiltração e escoamento de águas pluviais no solo subjacente.

Como funcionam os Jardins da Chuva

Sustentabilidade

Quando chove, a água da chuva ou o “escoamento de águas pluviais” flui pela sarjeta da rua ao longo do meio-fio e para o jardim da chuva. As águas pluviais coletadas são absorvidas pelo solo arenoso no topo (solo projetado) e camada de pedra na parte inferior, e penetra no chão embaixo em um processo chamado “infiltração”. Parte da água será absorvida pelas árvores e plantas através da evapotranspiração, e qualquer água restante evaporará após o fim do evento de chuva. Durante uma forte tempestade, as águas pluviais vão para o jardim da chuva, mas alguma água pode passar pela entrada e ir direto para a bacia de captura. Se o jardim de chuva atingir a capacidade, as águas pluviais transbordarão na tomada e entrarão na bacia de captura como normalmente fariam.

Bacias de Infiltração

Sustentabilidade

As bacias de infiltração são projetadas para armazenar água da chuva sob uma superfície que imita de perto seus arredores, como grama ou concreto. Eles são semelhantes em funcionalidade a Rain Gardens. A abertura de entrada na face do meio-fio coleta as águas pluviais, que enchem uma câmara, ou “sump”. Uma vez que o montante é parcialmente preenchido, as aberturas em suas paredes se alimentam de tubos, que transmitem as águas pluviais para uma camada de pedra subjacente; a água da tempestade então se infiltra no chão em um processo chamado “infiltração”. Baixe nosso Projeto de Bacia de Infiltração de Infraestrutura verde.

Ruas Verdes para Águas Pluviais

Sustentabilidade

As ruas verdes de águas pluviais, como o Rain Gardens, são áreas plantadas projetadas para coletar e gerenciar águas pluviais que saem das ruas e calçadas. No entanto, as ruas verdes de tempestade são tipicamente construídas na estrada, são geralmente maiores do que jardins de chuva, e têm comprimentos variados, larguras e profundidades do solo com base nas características da estrada existente.

Telhados Verdes

Sustentabilidade

Telhados verdes são compostos de uma camada vegetativa superior que cresce em um solo projetado, que fica em cima de uma camada de drenagem. Um telhado verde pode ser intensivo, com solos mais espessos que suportam uma grande variedade de plantas, ou extensas, cobertas apenas por uma camada leve de solo e vegetação mínima.

Telhados Azuis

Sustentabilidade

Telhados azuis são projetados sem vegetação com o objetivo principal de deter águas pluviais. Açudes nas entradas de drenagem do telhado criam lagoas temporárias e liberação gradual de águas pluviais.

Pavimentação permeável

Sustentabilidade

A pavimentação permeável é uma gama de materiais e técnicas, como pavers permeáveis ou concreto poroso, que permitem que a água escoe entre os materiais de pavimentação e seja absorvida no chão. A pavimentação permeável pode ser usada em vez de concreto ou asfalto impermeável tradicionais.

Sistemas de detenção subsuperficial

Sustentabilidade

Sistemas de detenção subsuperficial com capacidade de infiltração fornecem armazenamento temporário de escoamento de águas pluviais no subsolo. Esses sistemas têm um fundo aberto e podem incorporar tubulações perfuradas e câmaras de águas pluviais para maior volume de detenção. Os sistemas são projetados principalmente com uma cama de cascalho que armazena água até que possa se infiltrar no chão.

Barris de Aparar Chuva e Cisternas

Sustentabilidade

Barris de aparar chuva e cisternas são recipientes impermeáveis projetados para capturar e armazenar águas pluviais de telhados e outras superfícies impermeáveis. Cisternas são muitas vezes maiores do que barris de chuva e podem ser localizadas no subsolo, no nível do solo, ou em um suporte elevado. Os barris de chuva estão conectados ao bico baixo existente de um telhado e reutilizam as águas pluviais para plantas de rega e outros usos de paisagismo.

A Vertical Garden e sua equipe multidisciplinar é a empresa mais bem preparada do Brasil para lhe ajudar na implatação de seus projetos. Faça o download do guia de projetos verdes aqui.

Saiba Mais

Gostou? Compartilhe nas suas redes.