A relação entre seres humanos e natureza é inegável e intrínseca. A conexão com o mundo natural é um aspecto fundamental para nosso bem-estar físico, mental e emocional. Na arquitetura contemporânea, o conceito de biofilia tem ganhado destaque, buscando incorporar elementos naturais aos ambientes construídos, proporcionando uma atmosfera mais harmoniosa e acolhedora. Recentemente, implementamos esse conceito no projeto de paisagismo do novo Shopping Pontal, em Porto Alegre, alcançando resultados notáveis por meio do Jardim Vertical Artificial Interno.
Ao criarmos o projeto de Jardim Vertical Artificial para o Shopping Pontal o desafio era claro: transformar uma parte do estabelecimento comercial em um ambiente que despertasse sensações positivas, promovendo um maior envolvimento dos visitantes com o local. Ir além da mera estética e criar uma atmosfera acolhedora, onde as pessoas pudessem relaxar e se conectar com a natureza.
Tudo parte do princípio de que estamos geneticamente conectados à natureza e que a presença de elementos naturais nos ambientes pode ter um impacto significativo no bem-estar das pessoas. Com isso em mente, desenvolvemos um projeto que prioriza a integração de elementos naturais ao espaço do shopping.
O local representa o conceito de shopping do futuro, devido a sua variedade de serviços e proximidade com a natureza, seja no exterior do shopping localizado de frente para o lago Guaíba, como no interior por meio do paisagismo interno.
Quer saber mais sobre projetos de paisagismo em shoppings? Clique aqui e descubra como podemos ajudar a transformar seu espaço.
O projeto buscou criar uma transição suave entre o ambiente interno do shopping e o ambiente externo. Com áreas de convivência ao ar livre, praças e terraços, os visitantes são encorajados a desfrutar da natureza ao redor e a se reconectar com ela.
O conforto proporcionado pela presença de elementos naturais também influencia positivamente nas vendas e no posicionamento do shopping no mercado, estabelecendo-o como um local diferenciado e desejável para os consumidores.
Espera-se que esse caso de sucesso inspire outros profissionais da arquitetura a explorarem a biofilia em seus projetos, visando sempre o benefício e a satisfação dos usuários.
Quer saber mais sobre projetos de paisagismo em shoppings? Clique aqui e descubra como podemos ajudar a transformar seu espaço.
Arquitetura: Doria Lopes Fiuza e Roseli Melnick