A VG integra iluminação FITO de espectro otimizado aos projetos de paisagismo indoor, unindo bem-estar, performance e vegetação saudável mesmo em ambientes com pouca ou nenhuma luz natural.
Plantas naturais mais saudáveis em ambientes internos. Solução pensada para escritórios, hospitais, varejo e hotéis.














O que é a iluminação FITO integrada pela VG?
A iluminação FITO é um sistema de luz artificial projetado especificamente para estimular o crescimento saudável das plantas em ambientes internos, sem abrir mão do conforto visual humano.
Ao invés da luz roxa tradicional usada em cultivo indoor (desconfortável, esteticamente agressiva e incompatível com ambientes corporativos), a iluminação FITO trabalha com um espectro de luz que imita o sol, com temperatura de cor em torno de 3.500K e alto índice de reprodução de cor (IRC > 90%).
Na VG, integramos essa tecnologia de iluminação aos nossos projetos de paisagismo indoor e fachadas ativas, garantindo que plantas, arquitetura e pessoas estejam na mesma sintonia: bonitas, saudáveis e produtivas.
Uma solução técnica que entrega bem-estar, saúde e valor para o imóvel.
A luz é pensada para o metabolismo das plantas, respeitando os comprimentos de onda que elas mais absorvem. Resultado: folhagens mais verdes, crescimento saudável e menor taxa de perda de plantas em ambientes internos.
Nada de ambientes com cara de laboratório. A iluminação FITO oferece uma luz agradável, quente e natural, sem distorcer as cores do ambiente e sem gerar desconforto ou dor de cabeça em quem passa o dia ali.
Ambientes com vegetação e luz adequada estão associados a melhora de concentração, redução de estresse e aumento de produtividade em escritórios, hospitais e espaços de alta demanda cognitiva.
A iluminação destaca o paisagismo e a arquitetura ao mesmo tempo. Vegentação internas e biofilia deixam de ser apenas “custo estético” e se tornam elementos de diferenciação e valor percebido.
Sustentabilidade e bem-estar como estratégia
A combinação de vegetação + iluminação adequada melhora a qualidade do ar, a sensação térmica e o conforto ambiental, alinhando o projeto a selos e métricas de bem-estar (WELL, LEED, ESG, etc.). Reduzindo também taxa de troca de plantas.

Do conceito à operação, cuidamos de tudo para que seu ambiente tenha verde saudável o ano todo.

Analisamos o tipo de ambiente (escritório, hospital, varejo, hotel, corporativo), a quantidade de vegetação, as alturas, o uso do espaço e as condições atuais de iluminação.

Integramos o projeto de paisagismo da VG com o dimensionamento da iluminação FITO:
compatibilização com arquitetura, elétrica e interiores.

Entregamos um pacote técnico com:
diretrizes de operação e manutenção.

Acompanhamos a instalação em campo (diretamente ou em conjunto com equipes de obra e elétrica), ajustando ângulos, alturas e intensidades para garantir o melhor desempenho.

Após a entrega, podemos apoiar em:
orientações de manejo e manutenção do verde.
O resultado é um sistema onde luz, plantas e pessoas trabalham juntas para criar ambientes mais saudáveis, bonitos e eficientes.
A Floreira de Fachada estrutural é feita de aço autoportante, desenvolvida para ficar exposta ao tempo e oferecer um acabamento refinado para empreendimentos de alto padrão. Pode ser pintada em diversas cores para harmonizar com todo o projeto e, ao mesmo tempo, sem descaracterizar o conceito arquitetônico original.

A Floreira de Fachada embutida é feita em Polietileno Reciclado, desenvolvida para integrar disciplinas civis de modo assertivo, padronizado, sem interferir na linguagem estética e revestimento da fachada. Ela também integra sistemas de irrigação automatizados e reservatórios de água maximizando a performance do seu projeto.

De forma objetiva, o Air Prunning, que significa “poda pelo ar”, é um processo de poda natural que ocorre quando as raízes entram em contato com o ar. Assim, ao invés de ter poucas raízes longas que se enrolam em círculos dentro do vaso, a planta desenvolve uma estrutura radicular muito mais robusta, com várias raízes menores que aproveitam todo substrato, água e nutrientes.
As floreiras autoirrigáveis são inovadoras, capazes de suprir diversas demandas relacionadas às floreiras para fachada de edificações. Em sua concepção, são capazes de proporcionar maior independência para a vegetação, diminuindo a necessidade de regas periódicas e de manutenção em geral, garantindo o melhor desenvolvimento das plantas.
Nunca é demais lembrar: a presença de vegetação nos espaços traz melhorias de conforto térmico, qualidade do ar, beleza do ambiente e sensação de harmonia e bem-estar. As floreiras de fachada em desenvolvimento agregam todos estes benefícios à capacidade de receber e armazenar certos volumes de água de chuva, trazendo uma contribuição pontual para drenagem urbana, mas com impacto global no entorno e no ambiente urbano.


Além da praticidade, a partir de soluções modulares e de fácil aplicabilidade, as floreiras também nascem para levar a beleza e o conforto proporcionados pelo verde, o que surge como um diferencial para empreendimentos que nascem com o propósito de se destacar em um ambiente de mercado tão competitivo.Conheça melhor as características desses produtos belos e surpreendentes!
Não. Nada substitui 100% a luz do sol, mas a iluminação FITO foi desenvolvida para simular o espectro mais importante para o crescimento das plantas, permitindo que elas se desenvolvam bem em ambientes internos com pouca ou nenhuma luz natural. Em muitos projetos, ela funciona como principal fonte de luz para o verde.
Não. A grande diferença da iluminação FITO é justamente essa:
ela não é roxa, não deixa o ambiente com cara de laboratório e não causa desconforto visual.
Trabalhamos com um espectro agradável para o ser humano, com temperatura de cor em torno de 3.500K e IRC alto, mantendo as cores naturais da arquitetura, do mobiliário e das plantas.
A solução usa tecnologia LED de alta eficiência, com baixo consumo de energia em relação ao benefício gerado.
No projeto, a VG dimensiona a quantidade de pontos de luz necessária para as plantas, evitando excesso de luminárias e desperdício. O objetivo é sempre equilibrar performance das plantas, conforto e eficiência energética.
Depende da contratação.
Podemos atuar desde a fase de conceito (compatibilizando paisagismo + iluminação) até o acompanhamento da instalação em obra, em parceria com equipes de elétrica, arquitetura e facilities.
Nos projetos mais completos, também oferecemos orientações de operação e manutenção do sistema de iluminação e do verde.
Ela é especialmente indicada para:
Sempre que existe vontade de ter verde real em ambiente interno, a iluminação FITO pode ser considerada.
Na maioria dos casos, sim.
Se o projeto já está em obra ou em fase de retrofit, analisamos:
A partir disso, propomos soluções viáveis dentro das condições atuais, ou, quando possível, sugerimos pequenos ajustes para otimizar o desempenho das plantas e da iluminação.
