Bons exemplos devem sempre ser seguidos. E quando o assunto é hospital verde, impossível não falar do hospital NG Teng Fong, localizado em Cingapura. Essa verdadeira obra de arte serve de inspiração para todos os arquitetos e paisagistas que se interessam pelo inovador conceito de arquitetura sustentável em hospitais.
Toda a estrutura do espaço, que conta com 1.100 leitos, foi pensada para ser um ambiente de cura e restauração integral dos pacientes. Para isso, se cercou de diferentes meios relacionados à natureza e à sustentabilidade. O design da estrutura foi desenvolvido com base em poupar recursos naturais e promover a saúde e o bem-estar dos ocupantes.
O primeiro ponto que chama muito a atenção é que todos os pacientes têm direito a uma janela. Assim, plantas, jardins e luz natural estão disponíveis a cada paciente. Pode parecer algo simples, mas a ideia é um meio de melhorar a ventilação, permitir uma maior incidência de luz e, também, controlar possíveis infecções hospitalares. Além da vista para os parques.
O hospital verde se ocupou em cuidar da entrada de luz. Durante o dia, a proposta é maximizar a luz e o brilho solar, sem incomodar as pessoas, é evidente. Prova disso são as persianas horizontais, que mantém os pacientes protegidos do sol da manhã e da tarde. E quem quiser se conectar direto com o Sol e com vegetação nativa, pode visitar o telhado verde instalado no terraço, que inclui jardins verticais. Destaque ainda para o sistema de filtragem de ar quando ocorre uma névoa, que duplica a quantidade de ar que vai em direção às enfermarias.
O projeto arquitetônico do NG Teng Fong inclui aquecimento de água a partir de um grande sistema fotovoltaico. Inclusive, as luzes da paisagem externa vem da energia desse mesmo sistema. Lá dentro, vale citar as luminárias LED. A economia de água passa pela coleta de água da chuva para utilização nas plantas, entre outras aplicações. No fim, o prédio sustentável usa 38% menos energia quando comparado a um hospital convencional de Cingapura e 69% menos do que um típico hospital estadunidense.
Exemplo brasileiro de hospital verde
Existem muitos hospitais no Brasil que estão voltados a eficiência da edificação e a promoção do verde de modo sustentável. Projetos como o Jardim Vertical do Hospital Sírio Libanês, os corredores verdes em áreas controladas da Beneficência Portuguesa e outros são soluções de destaque na cidade de São Paulo.
Em Salvador (BA), o hospital Sarah Kubitschek é um bom exemplo de hospital verde e que valoriza a sustentabilidade no Brasil. O espaço foi pensado pelo grande arquiteto João Filgueiras Lima, conhecido como Lelé.
A começar que o hospital está cercado pela natureza, uma vez que foi construído numa área de Mata Atlântica nativa. O projeto hospitalar se preocupou em evitar raios diretos do Sol nas áreas internas. A ventilação de algumas áreas importantes é administrada conforme a necessidade, e pode ser interrompida sem, no entanto, comprometer a iluminação natural.
Outro ponto interessante do hospital verde brasileiro é que os ambientes internos estão conectados com jardins externos que cercam o belo edifício.