À medida que muitos se cansam de trabalhar em suas casas, uma nova opção de trabalho remoto é tendência: Trabalhar de um hotel.
Em 11 de março de 2020 a OMS declarou que o um mundo estava numa pandemia de Covid-19. Estamos há mais de um ano e meio nessa pandemia, e muitas pessoas estão cansadas de trabalhar de casa. De acordo com um relatório da CNBC, nos Estados Unidos, mais de 69% dos funcionários que trabalham somente em suas casas reclamam de desenvolverem estresse crônico ou depressão.
Com poucos sinais de que o trabalho remoto será descontinuado tão cedo, não apenas por causa das restrições do COVID visto que elas estão sendo reduzidas no Brasil e em muitos países, mas também por uma mudança na própria dinâmica de trabalho introduzida pelo uso de escritórios híbridos, surgiu uma nova tendência de trabalho remoto: trabalhar de um hotel, o room-office como chamamos no Brasil ou work from hotel no modelo usado na Europa e Estados Unidos.
O que é o Room-office?
O modelo room-office, é um serviço que algumas redes de hoteleiras têm oferecido para que se possa trabalhar em quartos de hotéis especificamente remodelados para essa atividade e na maioria dos casos não inclui o pernoite. Há também aqueles que oferecem um quarto normal de hospedagem e um espaço, coletivo, para trabalho remoto, tanto em businesses centers ou em salas de eventos.
O modelo americano e europeu de Room-office.
A configuração de trabalho a partir do hotel, Work from Hotel, nos Estados Unidos e Europa envolve uma espécie de assinatura que algumas redes de hotéis estão oferecendo, onde os trabalhadores remotos pagam uma taxa mensal de adesão para poder ficar e trabalhar em qualquer um dos imóveis administrados por essa rede. No Brasil o serviço de assinatura nesse formato ainda não está tão consolidado como nos modelos Europeus e Americanos.
Talvez o que limite a oferta dessa assinatura no país seja o que aponta um estudo americano da Magid que disse que o maior desafio para as empresas hoteleiras é encontrar a oferta de assinatura certa no preço certo.
A necessidade de coordenação entre gestão de marca e propriedades individuais e o profundo investimento das marcas hoteleiras em seus programas de fidelidade também aumentam a relutância em assumir o modelo de assinatura.
Com base no relatório State of the Hotel Industry 2021 da American Hotel Association, a pandemia destruiu 10 anos de crescimento do emprego no setor hoteleiro. Quase 4 milhões de trabalhadores da hotelaria perderam seus empregos em 2020 e a ocupação hoteleira caiu para uma mínima histórica de 24,5% em abril passado. A recuperação total não é esperada até pelo menos 2024.
Para o Brasil, segundo o que o presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Manoel Linhares disse em Abril, a taxa de ocupação dos hotéis de todo o país não chegaria a 10% durante o feriado da Páscoa.
Com o setor de hotelaria calculando que levará anos até que se retorne aos números pré-pandemia, esse seria o melhor momento para superar os obstáculos que essa nova configuração traz. Uma receita mensal recorrente pode ajudar recapitalizar essas empresas.
Usando como exemplo a assinatura proposta por uma grande rede holandesa de hotéis, por uma taxa mensal fixa de cerca de US$ 1.500,00 os membros podem obter 30 dias de estadias em hotéis por mês. São cerca de 50 dólares por noite.
Outras vantagens incluem café da manhã de US$ 10 e um desconto de 25% em todos os alimentos e bebidas. Atualmente, este esquema de assinatura para room-office, é limitado a 1000 passaportes.
Escritórios paradisíacos
A flexibilidade de poder trabalhar remotamente, juntamente com as ofertas de trabalho a partir de hotéis, estimulou uma tendência de “workcation” para trabalhadores remotos.
De fato, de acordo com uma pesquisa recente do Hotels By Day, 77% dos trabalhadores remotos considerariam se inscrever para uma assinatura de trabalho em room-office, desde que o preço seja justo.
Para trabalhadores remotos cansados de ficar presos em casa, a configuração de trabalho do hotel proveria conforto como em casa e conveniência de escritório em um belo ambiente. Há também tranquilidade em poder viajar e trabalhar e saber que o resto de suas necessidades estão sendo cuidadas pelos funcionários do hotel.
Desafios do Room-office
O grande desafio para a rede hoteleira é que a maioria dos quartos de hotel simplesmente não são adequadamente otimizados para a ergonomia de espaço de trabalho; uma mesa pequena, cadeiras desconfortáveis, e pouca iluminação são a norma. Afinal quartos de hotéis são pensados para o descanso e não para o trabalho.
Para os trabalhadores remotos, um dos maiores desafios com o trabalho de um hotel é o potencial impacto na produtividade.
Em ambos os casos envolveria pensar nisso com a adequação necessária, por parte das redes hoteleiras em buscar projetos que utilizem, iluminação adequada, design biofilico, utilização de elementos que ajudem a concentração e ao mesmo tempo propor o que os hotéis fazem de melhor, oferecer comodidades e descanso no momento que seu turno de trabalho terminar.