Familiarizar-se com o que as diferentes gerações de colaboradores precisam no trabalho é uma ótima maneira para começar se você está buscando melhorar a colaboração dos funcionários. Mas que medidas você pode tomar para criar locais de trabalho que potencializem cada funcionário para o sucesso?
Planejar espaços que acomodem as necessidades de um grupo diversificado de colaboradores pode ser desafiador, por isso criamos este guia detalhando o que cada geração precisa em seu espaço de trabalho. Aqui estão as cinco gerações de funcionários na força de trabalho hoje e como você pode projetar espaços para atender às suas necessidades e desejos.
Silents (Tradicionalistas) (1922 – 1945)
Embora os membros mais jovens desta geração tenham 76 anos este ano, alguns membros ainda estão na força de trabalho. Nenhum deles cresceu com tecnologia, ou trabalhou com ela durante a maior parte de suas carreiras, então acomodações podem ser necessárias para ajudá-los a se adaptar. Muitos deles permanecem em cargos seniores em direito, contabilidade, saúde e arquitetura e engenharia, e alguns assumiram funções administrativas para se manterem ocupados após a aposentadoria.
Embora esta geração possa não estar trabalhando por muito mais tempo, sua experiência crescendo após a grande depressão e guerras mundiais fez deles um ativo leal e trabalhador. Ao fazer mudanças no escritório para atender às suas necessidades à medida que envelhecem, eles vão retribuir o favor mantendo-se leais à sua organização.
Baby Boomers (1946 – 1964)
Os membros desta geração são geralmente definidos como orientados a metas e independentes, qualidades que os impulsionaram para cargos de alta gestão. Eles tendem a prosperar em familiaridade e rotina, o que significa que as mudanças causadas por um redesenho de escritório podem ser perturbadoras para eles.
Eles cresceram em uma época em que todos têm seu próprio escritório privado (ou, no mínimo, um cubículo privado), mas geralmente desfrutam de espaços de trabalho colaborativos.
Infográfico cortesia do Pew Research Center
Gen X (1965 – 1980)
Esta geração é uma mistura de pessoas que se sentem confortáveis com a tecnologia e pessoas que não se sentem, não cresceram com ela como muitos millennials fizeram, mas também tiveram tempo na força de trabalho para se adaptar e aprender.
Eles valorizam a oportunidade de trabalhar de forma independente (na verdade, 41% se descrevem como empreendedores),mas também apreciam a oportunidade de colaborar com gerações acima e abaixo deles. Criar espaços como cozinhas comunitárias é uma boa maneira de atraí-los e permitir que eles socializem em seus próprios termos.
A Geração X também aprecia o estilo de vida do equilíbrio entre vida profissional e trabalho, por isso considere oferecer opções de transporte para esse grupo.
Gen Y/Millennials (1981 – 1996)
A Geração Y é a primeira geração de “nativos digitais”, onde a maioria dos membros desta geração cresceu com um computador pessoal em sua casa. Como resultado, eles abraçam o uso de novas tecnologias no local de trabalho, incluindo recursos que lhes permitem trabalhar de qualquer lugar, como adaptadores de energia e wi-fi em espaços ao ar livre.
Eles esperam um local de trabalho moderno, e são ecologicamente conscientes e apreciam design biofílico e características sustentáveis no local de trabalho, incluindo oportunidades de reciclar e utilizar biogestores.
Gen Z (1997 – 2012)
Para muitos designers, a Geração Z (ou pós-millennials) é a geração mais desconhecida. De acordo com o Departamento do Trabalho dos EUA, espera-se que eles componham pelo menos 25% da força de trabalho dos EUA até 2024. Os membros mais jovens ainda são relativamente novos na força de trabalho, e estamos observando como eles demonstram uma necessidade crescente de equilíbrio entre vida profissional e bem-estar no local de trabalho. Incorpore elementos como academias internas ou áreas de escalada para que eles tenham opções de atividade física ao longo do dia, e considere integrar objetos como mesas de estar e móveis ergonômicos para mostrar que você se preocupa com a necessidade desta geração de ficar bem no trabalho.
Como incentivar a colaboração entre gerações no trabalho
Delineamos quatro ideias que você pode usar para planejar e projetar espaços que reúnem diversos grupos de trabalhadores.
1) Crie oportunidades para colaboração espontânea
Áreas no estilo café permitem ambientes aconchegantes da comunidade que acomodam uma grande variedade de propósitos e criam uma oportunidade de se conectar para todos.
A maioria dos escritórios tem uma micro-cozinha ou café de escritório onde as pessoas naturalmente socializam. No entanto, mais instalações estão projetando espaços especificamente para interação espontânea, muitas vezes chamados de hubs sociais internos. Pense em salas de descanso atraentes e bem iluminadas que são facilmente acessíveis para várias equipes e bancos em corredores onde os funcionários podem sentar e conversar. Esses espaços são para “colisão acidental”, onde diálogos não planejados levam a novas ideias criativas. Considere fornecer lanches ou bebidas nesses locais para incentivar as pessoas a permanecerem.
2) Projetar espaços multifuncionais
Espaço multifuncional na sede do LendingHome San Francisco. O espaço serve como área de apresentação e work-café.
A tendência de aninhar espaços de co-working dentro do seu escritório é uma abordagem para criar espaços interfuncionais onde diferentes pessoas possam se encontrar. Também conhecidos como hubs de inovação, eles funcionam como um espaço para troca de idéias. Convidar freelancers e outros inovadores para o esse espaço é uma maneira de infundir em seus funcionários uma nova perspectiva e expô-los a ideias diversas. Se você não pode construir um espaço de co-working dedicado, considere criar eventos regulares para a comunidade, como um encontro voltado para designers ou um happy hour para os gerentes de produtos.
3) Adicionar opções de conectividade
Espaço de pátio ao ar livre.
Certifique-se de que todos os novos espaços públicos que você projeta incluem wi-fi e fácil acesso à energia. Energia e conectividade devem ser onipresentes em toda a sua instalação ou escritório para promover produtividade e colaboração. Isso é especialmente crítico para espaços ao ar livre, que precisam estar totalmente equipados com os utilitários certos se você quiser que os funcionários os utilizem. Adicionar tomadas ao longo dos corredores e em outros lugares os funcionários podem espontaneamente optar por trabalhar é outra maneira de incentivar interações aleatórias.
4) Incluir áreas para trabalho focado
Espaço projetado para quando é necessário mais concentração.
Uma pesquisa recente da Gensler revelou que, embora os funcionários valorizem a colaboração, eles também precisam de espaços mais privados e fechados. Muitas empresas oferecem áreas como cabines telefônicas, salas de almofadas, hubs privados e cabines semi-privadas. Os escritórios estão desejando cada vez mais bibliotecas comunitárias onde os funcionários podem ir quando precisam de tempo para se concentrar sozinhos. Certifique-se de que seu escritório ofereça esses espaços para que seus trabalhadores tenham a oportunidade de recarregar quando precisarem.
Pronto para preencher a lacuna de comunicação entre as gerações de funcionários em seu escritório? Fale conosco podemos ajudá-lo a trilhar esse caminho!