O designer britânico Thomas Heatherwick apresentou na China um centro comercial onde o paisagismo é o maior destaque. O Projeto incorpora mais de 1.000 árvores e 250.000 plantas.
Nomeado 1.000 trees para referenciar seu partido, o edifício de nove andares foi projetado para se assemelhar a uma montanha coberta de vegetação.
Localizado ao lado do distrito de arte M50 e do Riacho Suzhou, o bloco foi oficialmente aberto ao público em dezembro de 2021.
As duas fotos acima: Shopping 1.000 árvores está localizado ao lado do Rio Suzhou em Xangai
A estrutura do empreendimento de varejo foi construída com uma grade de colunas de concreto dispostas em um ângulo de 45 graus ao rio.
Cada uma das colunas é coberta com jardins que contém uma mistura de árvores de estações e sempre verdes, bem como arbustos e forrações pendentes.
Mais de 1.000 árvores e 250.000 plantas foram colocadas no edifício no total.
Heatherwick espera que a rede e numerosos plantadores ajudem a quebrar a massa do desenvolvimento que contém 166 unidades de varejo.
“1.000 árvores são inspiradas na ideia de transformar as cidades em espaços sociais”, disse ele. “Ele divide a escala monolítica de um desenvolvimento típico de varejo em uma infinidade de espaços em escala humana. Acho que será transformador para as pessoas que vivem e trabalham nesse bairro residencial denso.”
O edifício contém 62.706 metros quadrados de espaço de varejo, uma praça de alimentação e um supermercado..
O prédio funciona como um centro comercial
Uma série de obras com curadoria do artista de rua francês Paul Dezio foram colocadas em todo o edifício. Dezesseis artistas foram contratados para criar peças que incluem um mural de 40 metros de altura no poço do elevador.
Enquanto isso, a fachada voltada para a avenida do empreendimento também foi coberto pela arte de rua.
Uma variedade de obras de arte foram incorporadas ao design
O Paisagismo em Centros Comerciais e o impacto na Experiência
“Queríamos criar um lugar que unisse natureza, comércio e bem-estar”, disse Lisa Finlay, sócia do Heatherwick Studio. “Transformamos um local industrial em um novo destino explorando as poderosas relações entre arte, paisagem e arquitetura.”
1.000 Árvores foi aberto ao público em dezembro de 2021
O empreendimento é o mais recente edifício do Heatherwick Studio para incorporar uma grande quantidade de árvores e paisagismo verticalizado. O estúdio revelou recentemente um arranha-céus em Cingapura com floreiras de fachada e um Centro Maggie com foco no design biofílico em Leeds, Reino Unido.
Este vídeo de drone captura o exterior de 1.000 Árvores, onde podemos notar detalhadamente o projeto para se assemelhar a uma montanha coberta de vegetação.
No vídeo, as estruturas de plantio são visíveis a partir de várias vistas aéreas e também em um lapso de tempo que transita do dia para a noite, demonstrando como eles são iluminados após o pôr do sol, onde podemos apreciar suas 1000 arvores e suas 250.000 plantas mais de perto
A verticalização da paisagem tem se tornado um partido e premissa em projetos de todas as escalas. Incorporar soluções naturais com tecnologias sem onerar custos de operação tem sido um grande desafio em muitos setores. Para entender mais como a tecnologia e o paisagismo de performance como soluções inovadoras para essa demanda, acompanhe mais matérias em nosso blog!