O mistério é um dos recursos do design biofílico mais recomendados para cativar as pessoas e tornar a experiência delas com o ambiente mais interessante e atrativa
O mistério, por natureza, traz aquele desejo de descobrir, saber o que está logo ali à frente. E esse sentimento de excitação máxima é exatamente o que o padrão biofílico de mistério proporciona em seus ambientes construídos.
Antes de tudo, é bom dizer, o mistério faz parte da categoria natureza do espaço dos padrões biofílicos. Em vez de trazer elementos da natureza diretamente para o espaço ou mesmo reforçar padrões, materiais e formas naturais, os mistério da natureza do espaço reproduz condições espaciais agradáveis ou emocionantes encontradas na natureza.
No design biofílico o elemento mistério é definido como a promessa de mais informações alcançadas através de visões parcialmente obscurecidas. Ou também dispositivos sensoriais que induzem o indivíduo a explorar mais a fundo no ambiente.
Design Biofílico e o Mistério: um quê de antecipação e provocação
Um espaço com uma boa condição de mistério tem um palpável senso de antecipação ou de provocação. Oferece aos sentidos um tipo de negação e recompensa que obriga a investigar o espaço. O princípio do mistério revela uma nova condição ou informação.
Para os arquitetos e designers, o mistério não é um conceito estranho. Particularmente na arquitetura paisagística, a técnica de “abordagem de recompensa por negação” tem sido usada em muitos parques, jardins e entradas de edifícios.
High Line em Nova York leva milhares de pessoas diariamente a um passeio exploratório em seus mais de 2,5Km em uma caminhada extremamente prazerosa com diversos elementos do design biofílico, entre eles o mistério do que está por vir. O mistério e as surpresas ocorrem tanto em trajeto de ida como de volta.
Psicólogos descobriram que as condições misteriosas geram uma forte resposta de prazer dentro do cérebro, que pode ser um mecanismo semelhante ao da antecipação, pois estamos adivinhando o que pode estar chegando.
As condições misteriosas geralmente melhoram a preferência por um espaço, aumentam a curiosidade, elevam o interesse em obter mais informações e aprimoram outras condições biofílicas.
Embora grande parte da pesquisa e prática do uso do mistério fiquem em centros de design em torno de paisagens, seus atributos universais podem ser aplicados à arquitetura e interiores. Então, o que torna um espaço misterioso?
As qualidades espaciais e as estratégias de planejamento que revelam mais informações à medida que os usuários exploram o espaço são particularmente boas na criação de uma condição misteriosa. Os projetistas podem usar corredores curvos, obras de arte parcialmente obscurecidas, movimento parcialmente obscurecido, som abafado, transparências variáveis ou janelas com luz e sombra.
Criatividade para um design biofílico excelente
O mistério é único entre os padrões da natureza do espaço, porque o arquiteto deve pensar em como uma pessoa pode ter uma grande experiencia durante a progressão no espaço, e não apenas na harmonia e impacto do “todo”.
As pessoas precisam se locomover no espaço para experimentar o mistério. Portanto, os arquitetos devem considerar como os usuários abordam um objeto significativo, que experiências sensoriais os atrairão a entrar em um espaço e quais características espaciais os incentivarão a continuar por um caminho ou corredor.
Os ambientes com ocupantes que retornam com regularidade, como locais de trabalho, residências ou escolas, têm o desafio de criar um costume. Se você conhece a obra de arte que fica no final do corredor, porque você caminha naquele corredor todos os dias, é menos provável que você fique intrigado com a condição instalada de mistério.
Nesses espaços, intervenções imprevisíveis ou que mudam com o tempo podem funcionar melhor. Por exemplo, mudanças na luz e na sombra, fornecimento de som, conteúdo de informações e atividades ao longo do tempo, seja ao longo de um dia ou durante anos, podem manter os ocupantes engajados e curiosos. Uma outra estratégia é criar layouts fluídos em que os ocupantes possam chegar a determinado local usando mais de um caminho.
Um pouco de informação, mas não muita
Vale ressaltar que muitas pessoas podem achar uma porta com uma placa “não entre” atraente e talvez misteriosa. Porém, essa não é uma condição misteriosa, porque não há indícios do que está além da porta.
Qualquer característica que surpreenda, induza ao medo ou seja percebida como arriscada não é a ideal. Ao mesmo tempo, objetos totalmente expostos perdem toda a sensação de sedução. A dica é: sempre revele um pouco de informação, mas não muita!
Fato é que o mistério contribui para uma experiência emocionante. Além disso, é algo que os designers usam intuitivamente há séculos para criar condições atraentes. E, como o mistério depende de uma progressão de espaços ou condições, ele pode ser implementado estrategicamente para aprimorar outros padrões biofílicos.
Com um pouco de criatividade em sua aplicação, o mistério pode ser um mecanismo poderoso para melhorar a experiência das pessoas com o entorno.